sábado, 19 de novembro de 2011

Práticas de modelação

Função logística


A função exponencial apresenta limitações quanto à sua aplicabilidade em temas tais como peso dos indivíduos e vendas (p.e. no início de vida de um individuo, o aumento do seu peso pode ser proporcional ao tempo de vida, contudo a partir de determinada altura, o aumento do seu peso começa a abrandar, limitado pelo peso máximo que um individuo pode atingir).

Em 1838, o matemático Pierre François Verhulst abordou pela primeira vez a equação que viria em 1845 a suportar a designação de função logística. Esta função segue um padrão sigmóide, conforme poderá ser verificado no gráfico abaixo:

                                               Gráfico 1 – Função logística

Nos anos 20, Raymond Pearl e Reed Lowell disseminaram a utilização desta função aplicada em diversas áreas. Aplicando-se, no caso especifico das vendas, a seguinte equação:




Desta forma, apresentamos abaixo um exemplo utilizado nas aulas do MSIAD, para efectuar a modelação da previsão das vendas de televisões a cores, através da utilização da função logística:



                                             Gráfico 2 – Modelação da previsão de vendas

Conforme podemos constatar, a curva das vendas previstas assemelha-se à curva que representa as vendas efectivas, pelo que podemos concluir que a função logística é adequada para a modelação da previsão das vendas.

Referências

Trigueiros, D. (2011). I: In Sistemas Integrados de Apoio à Decisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário